Apendicite e seus sintomas

Apendicite e seus sintomas

https://go.hotmart.com/D5421203N?ap=2542

Apendicite e seus sintomas

O apêndice tem um formato de tubo e está localizado na parte inicial do intestino grosso no ceco, e possui cerca de 10 cmm em comprimento. Ao contrário do que ensinava antigamente ele não é mais considerado um órgão inútil. Tem efetiva participação na produção de anticorpos e também serve como reservatório de bactérias intestinais que auxiliam na digestão.

Esse órgão sofre problemas, pois tem um fundo cego como se fosse um tubo sem saída, e por isso quando ocorre uma obstrução neste órgão que faz com que ele se dilate e provoque um processo inflamatório. O interior do apêndice fica sobrecarregado e provoca compressão dos vasos sanguíneos e necrose do órgão. O quadro pode evoluir para rompimento do apêndice ou apendicite supurada.

A apendicite ocorre com maior frequência  em pessoas entre 15 e 35 anos sendo mais comum em homens do que mulheres, e pode ser muito grave, pois exige cuidados imediatos. Se não for tratada imediatamente pode causar danos maiores e até a morte.

Sintomas da apendicite

Geralmente inicia-se com uma dor na região inferior do abdômen do lado direito. Mas, ás vezes nem sempre é localizada, pois pode também se manifestar como uma dor abaixo do umbigo. Geralmente uma dor isolada do lado esquerdo não se refere diretamente à apendicite, pois é quase improvável ou muito raro que se manifeste do lado esquerdo, mas é claro tudo exige cuidados médicos.

Talvez no início os sintomas se tornem vagos e confusos. Pode se caracterizar por uma dor mais difundida na região do estomago ou perto do umbigo, e se confundir de inicio com algum mal estar estomacal. Por isso, o portador deve estar atento para distinguir uma possível progressão da doença.

Os sintomas se intensificam conforme a dimensão da infecção e caso já esteja em estágio mais avançado pode provocar sinais mais contundentes como febre, náuseas, vômitos, diarreia, dor grave e súbita, vertigem e tontura, abdômen rígido e dolorido.

Maiores perigos

Caso ocorra a perfuração do apêndice, se inicia a peritonite (inflamação do peritônio) com exalação de substância fecal e bactérias para o interior do abdômen. Nesse caso o portador irá enfrentar um quadro de intensa dor e seu abdômen pode se apresentar mais endurecido. A dor fica intensa que até mesmo mudar de posição ou pisar no chão pode ser fustigante. 

Nessa fase tudo se torna perigoso e emergencial, e em algumas pessoas resistentes às vezes se relutam em receber atendimento imediato, colocando sua própria vida em risco. Se não receber atendimento medico em caráter de urgência o quadro pode se agravar rapidamente. O paciente precisa de cirurgia imediata para se evitar maiores danos e infecção generalizada.

O diagnóstico

O médico fará os procedimentos e exames laboratoriais de rotina para apendicite e já em sua experiência detecta os sintomas peculiares como dor intensa, abdômen endurecido entre outros.

Geralmente a cirurgia imediata é indicada para sanar o problema. A cirurgia vai depender de cada caso detalhado. A cirurgia ou apendicectomia irá remover o apêndice rompido e infeccionado e drenagem de abcesso através de tubo. O processo pode ser através de cirurgia aberta ou laparoscopia, nesse último caso é um procedimento menos invasivo com recuperação mais rápida. Caso tenha ocorrido uma peritonite será necessário uma cirurgia aberta.

Cuidados contra apendicite

É evidente que o problema pode aparecer em qualquer pessoa, mas pode se tomar maiores precauções que ajuda a evitar a doença.

Melhore sua alimentação

Passe a se reeducar em sua dieta, pois fatores como prisão de ventre, excesso de comida e dieta desequilibrada podem contribuir para apendicite. Procure consumir mais alimento saudáveis com maior teor de fibras. O que inclui frutas e vegetais. Consuma mais tomate, pepino, beterraba, cenoura, brócolis, feijão, semente de girassol, abobora, alho, limão, gengibre, hortelã e outros. Consuma também mais sucos naturais e beba muita água.

 Crédito/direitos vídeo Dr. Jorge Manaia

https://go.hotmart.com/D5421203N?ap=2542

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!